quarta-feira, 20 de março de 2013

Bolo de água - Pão de Ló

     Olá pessoal!

     Hoje teremos uma receita muito fácil, e olhando os ingredientes, até parece que está faltando algum. Nessa receita não vai óleo ou margarina, leite e nem fermento. Aliás eu tinha essa receita há muitos anos, peguei com a minha prima, mas eu nunca tinha testado porque sempre que eu lia a receita pensava "nossa, está faltando coisa nessa receita, peguei a receita errada e não vai dar certo".

     Mas com um olhar mais atento percebi que a receita estava certa mesmo. O nome é Bolo de água, mas quando vi que é um pão de ló. Huummmmmmmm..... Adoro pão de ló!

     Olha a foto dele aí:




     Eu gosto muito de massa de pão de ló pra comer assim como está na foto mesmo, sem recheio nem cobertura, tem gente que acha que fica muito seca pra comer assim e só usa essa massa pra fazer bolo com recheio e bem molhadinho. A receita serve para as duas coisas, só depende do seu gosto.

     Fácil de fazer, econômico e rápido de assar também. Perfeito! Adorei! Aprovada! E o sabor é exatamente como aqueles deliciosos pão de ló de padaria.

     Bom, então vamos nós para a receita:

Bolo de Água (Pão de Ló)
 
     Ingredientes:
          4 ovos (claras e gemas separadas)
          1 copo americano de água em temperatura ambiente
          2 xícaras (chá) de açúcar refinado
          2 xícaras (chá) de farinha de trigo
 
     Modo de fazer:
          Separe as gemas das claras. Meça todos os ingredientes e coloque as quantidades em vasilhas ao lado da batedeira, assim você não precisa ficar desligando a batedeira para medir cada ingrediente.
 
          Unte a forma onde irá assar o bolo, essa massa fica grande, então pegue uma forma média ou grande. Se preferir coloque papel manteiga para forrar a forma (eu não coloquei e deu certo também),  para ficar mais fácil de desenformar.
 
          Ligue o forno em temperatura média pra ir aquecendo enquanto você faz a massa.
 
          Coloque as claras na vasilha da batedeira e bata em neve bem firme, ela fica bem durinha e também vai crescer um pouquinho.
 
          Sem desligar a batedeira, adicione a água aos poucos até terminar toda a água, a massa cresce mais um pouco. Vá adicionando aos poucos e alternadamente as gemas (1 de cada vez) e o açúcar. Coloque uma gema deixe bater, depois coloque um pouco de açucar e deixe bater, faça assim até terminar as gemas e o açúcar. Faça bem devagar para não abaixar a massa.
 
          Quando estiver tudo bem incorporado, começe a colocar o trigo também aos poucos. Irá ficar uma massa bem grossinha, cremosa e aerada, é assim mesmo. Despeje na forma já preparada e coloque no forno.
 
          Esse bolo assa em aproximadamente 20 minutos, utilize a Técnica do Palito. O bolo não fica muito corado não, fica bem clarinho, não deixe no forno até corar senão ele ficará muito seco e irá queimar as bordas.
 
          Não estranhe pois quando você tira o bolo do forno ele fica fazendo uns barulhos, é assim mesmo.
 
          Depois de assar, desenforme o bolo ainda quente, porque quando ele começa a esfriar fica úmido embaixo e pode acabar grudando na forma. Por isso é bom colocar o papel manteiga, pra você conseguir desenformar ainda quente.
 
 


     Dicas:
          Atenção, siga o passo a passo, colocando os ingredientes da maneira indicada, senão seu bolo não vai dar certo, a massa vai abaixar e ele vai ficar ruim e duro. Pão de ló é assim mesmo cheio de detalhinhos, mas é fácil.

          Esse bolo, assim simples, é ideal para servir com um cafezinho ou café com leite, porque a massa já é bom docinha.

          Você pode utilizar essa receita para fazer também bolo de aniversário e rocambole, tomando cuidado no caso do rocambole de fazer em uma forma grande para a massa não ficar muito grossa, senão não dá para enrolar.




     Bem, espero que vocês testem essa receita e curtam. Depois comentem aí embaixo pra eu saber se gostaram.

     Até a próxima...

     Paty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou com alguma dúvida sobre a receita? Fez alguma modificação? Quer alguma receita que ainda não está no blog? Use esse espaço e faça contato que eu terei prazer em responder.