terça-feira, 19 de março de 2013

Técnica do Palito

     Olá pessoal!

     Hoje vamos aprender o que é a Técnica do Palito e como utilizá-la.

     Quando você está assando um bolo e quer saber se ele já está pronto umas das maneiras é fazer o teste do palito.

     Como assim teste do palito?

     Toda receita tem um tempo aproximado de forno indicado, mas como cada forno é único e se comporta de uma maneira, não podemos nos basear somente nesse tempo de forno, porque seu bolo pode ficar cru no meio.

     Imagine a situação, você comprou todos os ingredientes para a sua receita, fez seu bolo com todo capricho, gastou tempo, ingredientes e gás e quando você corta seu bolo.... que decepção, ele está crú por dentro, mas por fora parecia perfeito, todo douradinho. Nessa situação você não tem muito o que fazer, o jeito é jogar fora a parte que está crua e comer o que está bom, se tiver alguma parte bem assada.

     Para que isso não aconteça você pode utilizar a Técnica do Palito. Isso mesmo, um simples palito de dente pode salvar seu bolo. Eu utilizo essa técnica em todos os bolos que eu faço.

     Quando o tempo de forno recomendado para o seu bolo estiver quase terminando, faltando uns 05 minutos mais ou menos e seu bolo já estiver com a massa firme, assada (a massa não pode estar molenga em cima, senão quando você espetar o palito seu bolo vai murchar), pegue um palito de dente e espete no meio da massa do bolo.
    
     Se o palito sair com massa grudada nele é que o meio do seu bolo ainda está cru, então você deve deixá-lo no forno mais um pouco. Mas se o seu bolo já estiver dourado por fora e cru por dentro abaixe o forno um pouco para que ele termine de assar por dentro e não queime por fora. Isso aconteceu porque você assou seu bolo no forno com temperatura muito alta.

     Se o palito sair limpinho, do jeito que você colocou, é sinal que seu bolo está assado por dentro. Você pode desligar o forno ou caso queira um bolo mais dourado pode deixar mais alguns minutos. Mas não deixe por muito tempo que nessa fase é fácil seu bolo queimar, ou então, se você colocar em forno baixo e deixar muito tempo você terá um bolo seco. E isso ninguém quer né?

     Tem gente que faz esse teste com faca ou garfo, mas nesses casos fica uma marca enorme em cima do seu bolo (um buraco ou vários no caso do garfo) que vai deixar a apresentação do seu bolo feia, então utilize o palito mesmo que fica bem discreta a marca.

     Como eu disse anteriormente eu sempre utilizo essa técnica, espeto o palito nas duas pontas do bolo e no meio também. Sempre dá certo, eu recomendo!

     Bom gente, em breve teremos novas técnicas para vocês!

     Escolha sua receita preferida no blog e teste essa técnica tão antiga mas essencial!

     Até a próxima...

     Paty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou com alguma dúvida sobre a receita? Fez alguma modificação? Quer alguma receita que ainda não está no blog? Use esse espaço e faça contato que eu terei prazer em responder.